2 de novembro de 2014

Novembro Azul: agora é a vez deles

Novembro Azul. Foto: Google.

O mês de novembro abre a campanha mundial Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata. 
O exame, que é feito somente pelo toque na região anal, ainda é um grande problema para o público masculino. Hoje estou aqui, escrevendo esse post, querendo transmitir a mensagem de que a sua saúde é muita importante. Então, que tal deixar o preconceito de lado e fazer o exame de próstata?

O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é 
um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado. 


Foto: Site Oficial Novembro Azul

É o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberto em estado avançado. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico. Para saber mais detalhes da campanha, acesse o site oficial do Novembro Azul: novembroazul.com.br




Nenhum comentário :

Postar um comentário