20 de janeiro de 2015

Duvida: O que fazer durante e após o ensino médio?






A época escolar é uma das melhores épocas da vida de todo o adolescente. Mas há uma duvida em que todos possuem quando ingressam ao ensino médio: o que fazer durante estes três anos? O ensino médio é um resumo de tudo aquilo que se aprende no ensino fundamental, de uma forma mais avançada e também um tempo que passa muito rápido! Entretanto, muitos amigos e conhecidos sempre me perguntam o que é melhor fazer durante este período! E hoje estou aqui para ajudar vocês a se organizarem durante esta etapa da vida de vocês, que é muito importante!

A primeira coisa é saber o que você espera do futuro! Você precisa ter um objetivo a ser traçado. Por exemplo: se você é daquelas pessoas que pretende fazer faculdade em uma Universidade bem popular e onde há muito concorrência, precisa se dedicar aos estudos para fazer o vestibular. E é durante o ensino médio que você vai revisar tudo aquilo que já aprendeu e aplicar mais um pouco fazendo um cursinho pré vestibular! Então, se este é seu objetivo, foque nos seus estudos. Investir nisto nunca é demais!

Outra fator bem importante é o estágio. Durante o ensino médio é possível estagiar em uma empresa privada ou pública. Eu acho bem importante o estágio durante este período, principalmente porque o adolescente entra em contato com o mundo e assume algumas responsabilidades! Agora, não tem como conciliar estágio+ensino médio+preparação para vestibular. Só se você tiver muita disposição para fazer tudo isto. Há duas alternativas: você inicia um estágio ao ingressar no ensino médio e fica um determinado tempo e depois se dedica exclusivamente aos estudos para o vestibular ou então se dedique apenas ao vestibular! Eu fiz exatamente isto. Quando estava no 2º ano do ensino médio, ingressei no estágio e fiquei um ano. Depois, me desliguei da empresa para me dedicar aos estudos para o vestibular, isto no último ano do ensino médio! E deu certo (Hehe). ;D




Agora, a pergunta é outra: o que fazer no primeiro ano após o ensino médio? Parece que a trajetória já está traçada: o jovem conclui o curso, faz o vestibular e ingressa na faculdade. Mas nem sempre isto é o ideal. Pode ser que o jovem dê um tempo nos estudos, fazendo um tipo de mini férias, ou então entre diretamente para o mercado de trabalho, deixando a faculdade em segundo plano. Acredito que, ao finalizar o ensino médio, seja importante que você não deixe o tempo passar muito para depois pensar na faculdade. É necessário que haja um objetivo! A maioridade é carregada de sonhos e responsabilidades e é preciso que o jovem passe por isto. Talvez um ano de descanso após o ensino médio seja o ideal para amadurecer a ideia de ingressar ao ensino superior ou então encarar o mercado de trabalho! 

Meu conselho é que você priorize aquilo que é mais importante na sua vida!

Se ficar com alguma duvida, deixe seu comentário aqui abaixo que eu te ajudo! :)
Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais! ;D


Não esqueça de dar um LIKE na página do blog. Sua ajuda é fundamental para crescermos juntos! ;D


Até a próxima!





Nenhum comentário :

Postar um comentário