12 de maio de 2015

Detox digital | o uso abusivo das tecnologias

Foto: reprodução.

Você conseguiria ficar algumas horinhas sem seu celular? Ou então sem acesso à internet? Para você, ficar desconectado é uma aflição? Neste último domingo (10/05), o Fantástico exibiu uma reportagem que me despertou a atenção quanto ao uso das tecnologias (celulares, tablets, computadores, enfim, o acesso à internet e etc..) que me fez refletir até que ponto essa poderosa ferramenta afeta minha vida pessoal, meus afazeres do dia a dia e meus relacionamentos interpessoais.

Nesse mundo tão tecnológico e rápido, o uso da internet e redes sociais é imprescindível no nosso cotidiano. Elas facilitam muito nossa comunicação a longa distância, agrega valor ao nosso dia a dia profissional, mas, infelizmente, nos deixa preguiçosos. Por exemplo, antigamente costumávamos ter como fonte de pesquisa os livros, tínhamos que buscar informações em jornais... Hoje existe o famoso Google, que pensa por nós e acaba nos deixando com o pensamento lerdo. Estamos tão dependentes dessas ferramentas onlines, do uso de aplicativos comunicativos, que acabamos entrando em uma espécie de areia movediça e entramos num mundo virtual, onde ficamos sem nos relacionar com as pessoas, vivendo apenas virtualmente. Até que ponto isso pode afetar nossas vidas?

Toda essa aflição ao ficar desconectado algumas horas da internet e longe do celular existe um nome: nomofobia. O termo vem do inglês no-mobile-fobia. É o medo ou o pânico de ficar longe do próprio celular. 

O uso abusivo de tecnologia é um transtorno que chega de forma silenciosa. Sem perceber, as pessoas passam a priorizar a vida online e deixam de aproveitar a vida real. Você acha que faz um uso saudável da tecnologia? Que tal ficar algumas horas desconectado, fazer tipo um detox digital? Comece aos poucos. O Blog Matheus Miranda lança essa proposta para os leitores durante essa semana! Se você conseguir, comente neste post como foi sua experiência! ;)

*Informações extraídas do site do Fantástico


Me sigam nas redes sociais e acompanhem o blog:
Facebook: fb.com/BlogMatheusMiranda
Instagram: @matheusmirandareal
Twitter: @MathewsMirannda

Nenhum comentário :

Postar um comentário