19 de junho de 2015

Conheça os sete benefícios do Chimarrão



O bom e famoso chimarrão acompanha a vida dos gaúchos em todas as ocasiões possíveis e imagináveis e é ele que marca muito a cultura gaúcha. E com a chegada do inverno, a bebida se torna uma das mais consumidas pela população. No post de hoje resolvi trazer 7 benefícios para quem já acorda com a cuia e a térmica na mão. Bora conferir? =)



O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas indígenas quíchua, aymará e guarani. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Brasil (Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e principalmente Rio Grande do Sul), parte da Bolívia e Chile e em todo o Paraguai (tomado frio e o ano todo, e alguns assim o tomam mesmo no inverno, é chamado de tererê), Uruguai e Argentina.

Seu principal composto, a erva-mate (Ilex paraguariensis) é uma árvore da família das aquifoliáceas, originário da região subtropical da América do Sul, presente no Sul do Brasil e Centro-Oeste do país (Mato Grosso do Sul), Norte da Argentina, Paraguai e Uruguai. Pode atingir 12 metros de altura, tem caule cinza, folhas ovais e fruto pequeno e verde ou vermelho-arroxeado. As folhas da erva-mate são aproveitadas na culinária.

A palavra mate deriva do quíchua "matty" que designa a Cuia ou seja, o recipiente onde o chá era bebido ou sorvido por um canudo (cana/bambu).






Sete benefícios do chimarrão*

1 – Elimina a fadiga – O chimarrão possui alcaloides, sendo o principal a cafeína. Eliminando assim, o cansaço, tanto físico como mental.
2 - Digestivo – A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal.
3 - Diurético – Como o chimarrão é tomado quente (60 a 75ºC), fortalece ainda mais a capacidade diurética. Beneficia quem tem retenção de líquidos.
4 - Contém sais minerais – A erva-mate possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.
5 - Possui antioxidantes: A erva-mate possui compostos fenólicos, que combatem o envelhecimento celular.
6 – Auxilia na regeneração celular – Os bioativos do chimarrão, ajudam na manutenção de nossas células.
7 – Estimula atividade física – Além de aquecer e eliminar a fadiga, irá proporcionar mais energia na hora de enfrentar uma atividade física.

*FONTE: ClicRBS

E aí, que tal tomar um chimas hoje? =D


Nenhum comentário :

Postar um comentário