25 de junho de 2015

Festa junina: origem, trajes e decoração



Pipoca, quentão, fogueira, muita música e dança! Tudo isso caracteriza a festa junina, celebrada no Brasil entre junho e julho. Mas você já se perguntou qual a origem dessa celebração? De onde ela surgiu? 

A ORIGEM
As festas juninas são mais antigas do que todo mundo pensa! E não são originárias do Brasil. Elas surgiram na Antiga Europa, há muitos e muitos anos atrás. As festas aconteciam durante o solstício de verão para comemorar o início da colheita, com grande fartura de comida e bebida e eram organizadas pelos celtas, egípcios e outros povos. 
Sendo assim, o catolicismo passou a ganhar cada vez mais fiéis na Europa e a data coincidia com o nascimento de João Batista, primo de Jesus Cristo. A Igreja Católica cristianizou a data, instituindo homenagens aos três santos do mês. As comemorações passaram a se chamar de “joaninas” (por causa de João) e os primeiros países a comemorá-las foram Portugal, Itália, França e Espanha — e até hoje elas são muito importantes no Norte da Europa.

A festa junina foi trazida pelos portugueses durante o período de colonização. Os índios que já habitavam o nosso país realizavam rituais em junho para comemorar a agricultura.

O QUE DEVE TER EM UMA FESTA JUNINA:

- Fogueira
- Pipoca
- Quentão
- Canjica
- Pé de moleque 
- Bolo de milho (ou fubá)
- Pamonha
- Cachorro quente
- Milho verde
- Dança
- Música
- Entre outros...

TRAJES:

O traje tradicional em uma festa junina mescla várias tipos de estampas, mas o mais tradicional continua sendo o xadrez. Se você não quer gastar muito, pode aproveitar e customizar roupas que você já tem em casa e não tem usado com frequência. Não se pode esquecer do famoso chapéu de palha e o tradicional lenço. Algumas inspirações para você montar seu look. 








DECORAÇÃO:

A decoração da festa junina pode ser montada de várias formas. Por se tratar de festa caipira, é necessário haver caracterização sobre a temática escolhida.
Não dá pra pensar em uma festa junina sem as tradicionais bandeirinhas coloridas. Elas podem ser confeccionadas com folhas de jornal, TNT ou papel ceda. Balõezinhos, fogueira (artificial ou não) também são característicos de uma boa decoração de festa junina. Abaixo algumas inspirações.







E aí, bora aproveitar e curtir a festa junina com os amigos? =)

Facebook: Blog Matheus Miranda
Instagram: @matheusmirandareal

Nenhum comentário :

Postar um comentário