21 de janeiro de 2016

Ensino médio, faculdade e futuro: como lidar com isso?


Hoje mesmo comecei a pensar e fazer uma retrospectiva dos meus 3 últimos anos, isso de 2013 até o ano presente e percebi o quanto o tempo não anda, ela simplesmente voa! Se você está no último ano do ensino médio e se preparando para ingressar em uma Universidade, vai entender bem! No post de hoje, quero compartilhar com vocês um pouco da minha experiência como estudante, desde quando saí do ensino médio, realização de vestibulares e o ingresso na Faculdade. 

Meu último ano escolar foi em 2013, quando eu ainda estagiava, no turno da tarde, em um órgão público aqui no RS. Iniciei o ano de 2013 convicto de que queria ingressar, no ano seguinte, na faculdade e que me dedicaria o ano todo em estudos para o Enem e o vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Desde então, comecei a maratona de estudos e preparação para a realização dos vestibulares.

Foi então que pedi desligamento do estágio, em julho de 2013, para ter um tempinho a mais para estudar, pois conciliar ensino médio+estágio+preparação para vestibular se tornava pesado demais. Já vinha estudando desde o início do ano, fazendo, a toda semana, planejamentos de estudo e cronograma de matérias em que deveria ter total dedicação.

Minha rotina de estudos era dividida em 3 fases: acordava duas horas antes do horário de aula na escola, isso às 06h da manhã e estudava, revisando conteúdos estudados no dia anterior. Após o término, ia para a escola. Retornando, almoçava, descansava e estudava mais um pouco, resolvendo alguns exercícios. E à noite me dedicava a leitura extra de alguns materiais de apoio.

E esse ritmo se repetiu durante o ano todo. E sempre quando surgiam dúvidas sobre algum conteúdo que eu não entendia, esclarecia com meus professores da escola.

Leia também: Escolhendo a profissão: pode onde começar?

Lidar com isso pode ser um pouco cansativo. É o último ano do ensino médio. Época de formatura, de estudar o dobro para obter a aprovação ao final do ano, cursinho pré-vestibular, estágio e afazeres pessoais realmente é uma grande responsabilidade. Foco, dedicação e persistência são algumas das palavras que descrevem quem passa por isso.

Não podemos nos esquecer que é super importante, entre essa maratona toda de estudos, ter lazer e tempo para si mesmo. Relaxar, descansar um pouco, beber um copo de água para que tenhamos uma boa qualidade na nossa rotina de estudos! ;-)

Se você quer ingressar na faculdade logo após o ensino médio, é necessário ter foco, organização e dedicação aos estudos. Os resultados só acontecem quando estamos aptos a sair da nossa zona de conforto e ir atrás dos nossos sonhos. Se você está se preparando para vestibular, separei algumas dicas essenciais, pensadas por mim, que vão te ajudar no processo de estudos.

Dicas

- Prepare, a cada semana, um cronograma das matérias que você tem mais dificuldade. Isso é o básico para manter a rotina de estudos  e também a desenvolver o hábito de estudar. Por exemplo, se a sua dificuldade for em matemática, descreva no seu cronograma semanal qual é o conteúdo de matemática que você tem dificuldade. E faça o mesmo com as outras matérias.

- Tenha disciplina. Coloque metas: Trace o cronograma que você montar à risca. As metas te ajudam a completar objetivos definidos com mais facilidade. 

- Planeje um horário para estudar: tenha um tempo para ler e resolver exercícios. Ao final do estudo de cada matéria, realize exercícios para que possa reforçar mais o raciocínio aprendido.

- Priorize o que você tem mais dificuldade.

- Resolva questões de vestibulares anteriores. Isso reforça mais o que você já tenha aprendido.

- Persistência. Dedicação. Foco. Força de vontade! Isso vai te ajudar a se manter forte e com vontade de continuar durante a maratona de estudos.

Boa sorte! 

Matheus Miranda

Acompanhe o Blog nas redes sociais

6 comentários :

  1. Eu sou muito "arisca" com essa sandália, sério, tu não tem noção! Mas quem sabe eu não dê uma chance um dia desses né? Acho que ela merece hahaha
    Beijos!
    http://adornosfemininos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, ela é um pouco complicada mesmo, mas vai do gosto de cada um. rsrs. Beijos e obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Gostei bastante das dicas, são sensatas e positivas.
    Mas sem esquecer uma coisa, se for duro o ano inteiro, a chance de fracassar na hora H aumenta. Equilíbrio é o que nos lança longe. Não adianta saber todas as matérias, se você não cuidar do seu lazer, do seu bem estar, da parte social de fato; pois uma pessoa só é uma pessoa se for inteira, não dá para levar só a parte intelectual para a prova... Infelizmente.
    Sinto saudade do meu terceiro ano, não porque eu gostava do clima da escola, mas porque eu podia ter me preparado mais... Embora fosse dar no mesmo, pois escolhi a minha universidade, e não deixei que ninguém me dissesse o que fazer, não fui por status exagerado da sociedade, nem nada.
    Mas pode ter certeza, lerei esse post algumas vezes esse ano, pois 2016 e 2017, pois mesmo com o meu curso se finalizando, eu estarei focada em estudar para a minha segunda etapa do mundo Vestibular; quero minha segunda faculdade, já que estarei mais madura, e não vou repetir os mesmos erros.

    Blog Riscoculto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Sarah, esqueci de incluir isso no post! Concordo com você na questão do lazer, e é super necessário para relaxar um pouco também, né?!

      Obrigado pela visita e sucesso nos seus objetivos! Beijos!

      Excluir
  3. Adorei suas dicas, vou pô-las em prática a cada dia que passar... Estudo algumas horas pela noite pois trabalho e estudo e estou no último ano do ensino médio e aí que tudo fica um pouco mais difícil pois tem os estudos da escola, ENEM, faculdade... E o pior é que não posso nem parar de trabalhar pois a empresa é dos meus pais e tenho ajudar todos os dias a minha mãe na empresa... Mesmo com as poucas horas que tenho para estudar usarei suas dicas para me dedicar ainda mais neste ano difícil para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheila. Obrigado pela sua visita aqui no blog.
      Realmente quando chegamos nesta fase, não é fácil. Precisamos ter persistência, força de vontade e dedicação se queremos atingir um objetivo. Continue se dedicando, mesmo com pouco tempo, aos seus estudos e tenho certeza que conseguirá ingressar na faculdade. Continue acompanhando o blog que postarei mais dicas sobre minha experiência pra ajudar vcs nessa jornada.

      Um big abraço,
      Matheus Miranda =)

      Excluir